De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” 17/12/1914 - Rui Barbosa

O BLOG

Este blog é destinado a pessoas que não se contentam e nem aceitam falar amén para tudo que aparece nas mídias, nos livros, revistas, sites e opiniões mundo a fora.
Queremos descomplicar, elucidar, emancipar e ensinar cidadania ao povo.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Isso se chama "reação em cadeia"

Maiakowski advertiu: "Primeiro eles arrancam as flores do seu jardim e você não diz nada..."

GRITAR É PRECISO, ENTÃO VAMOS GRITAR ENQUANTO PODEMOS...

Email recebido de SILVIA JAFET diretora da Newco Programadora e Produtora, empresa do Grupo Bandeirantes, responsável por novos projetos da BAND.

Estou prá lá de preocupada, pior, cética, quanto aos destinos deste nosso país.

Fui à convenção que preparou a participação do Estado de São Paulo na Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), semana que vem, em Brasília. Fiquei estarrecida com os discursos – velhos de mais de 40 anos. Um ranço de esquerda burra e raivosa. Defendendo causas que não deram certo, ou são totalitárias, ou divisionistas, segregacionistas. Como: canal de tv específico para a raça negra; canais reservados às mais diversas ONGs (como sabemos como é montada a maioria delas...), canais obrigatórios para o movimento GLBST, para o Movimento Negro ( e as outras raças, como ficam?) anistia para emissoras piratas. Mais: controle do conteúdo das comunicações através de “conselhos regionais”, valendo para rádio, tv, publicidade, teatro,cinema, etc. Tem gente querendo proibir propaganda de cremes alisadores de cabelo porque representaria estereótipo, instigando o racismo!

Isso para não falar da imensa tolice de oradores abrindo suas falas assim: “Boa tarde, companheirAs e companheirOs”. Ou irmãos e irmãs, ou Os participantes e As participantes (quando liam texto oficial de propostas). E há esta pérola, proferida por uma das representantes da Sociedade Civil Não empresarial (?!): “Sou fulana de tal, sou do PT, sou lésbica..”.

Detalhe: os crachás tinham cores diferentes. Quando os “cumpanhêro” viam a cor do nosso, começavam a fazer ofensas à nossa condição de “empresários”, por definição ladrões, exploradores da mais valia (juro que ouvi isso de um cara do PC do B).

Detalhe: Globo, Record e SBT não participam da Confecom. Só Band deu a cara prá bater, mais a Rede TV!

Pois é, já vimos isso em passado recente....mas não era disfarçado de “democratização da comunicação”, termo que os “cumpanhêro” adoram.

O mais assustador de tudo isso é a articulação deles, a força que têm, o número de representantes, etc. Não sei se conseguiremos reverter essa situação. A Confecom não tem força de lei. Mas “tirará” um documento (parece assembléia estudantil dos anos 60) a ser entregue ao Congresso como sugestão de projeto de lei.

Ao mesmo tempo tramita no Congresso um projeto de lei, o PL 29,regulamentando TV por assinatura, telecomunicações, banda larga, etc. O teor das propostas é o mesmo.

E querem me convencer que uma coisa não está atrelada à outra, parte uma imensa concertação para nunca mais saírem do poder e institucionalizar uma ditadura!

Sou delegada eleita para a Conferência em Brasília, representando o que o Franklin Martins (o grande articulador da Confecom) rotulou de “Sociedade Civil Empresarial”....Vou tomar uns 3 calmantes por dia para não sair na porrada com os “cumpanhêro”. Serão 4 dias inteiros com eles, tendo de aturar um discurso do Grande Timoneiro analfabeto na segunda à noite...

Este não é um desabafo, apenas.

Quis dividir com vocês o que acompanho por força da minha atividade profissional e, talvez, alertar para um possível cenário futuro

Nenhum comentário: