De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” 17/12/1914 - Rui Barbosa

O BLOG

Este blog é destinado a pessoas que não se contentam e nem aceitam falar amén para tudo que aparece nas mídias, nos livros, revistas, sites e opiniões mundo a fora.
Queremos descomplicar, elucidar, emancipar e ensinar cidadania ao povo.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O POVO IGNORANTE CONTINUA ELEGENDO CANALHAS!!!

Candidato ficha-suja muda domicílio eleitoral para Minas

Leonardo Augusto - Estado de Minas

Publicação: 03/02/2010 06:33 Atualização: 03/02/2010 07:39

Com processos em Goiás, deputado federal Tatico (PDT) busca o voto dos mineiros - (Jefferson Rudy/CBPress)
Com processos em Goiás, deputado federal Tatico (PDT) busca o voto dos mineiros
Candidato ficha-suja à vista. Depois de vencer eleições no Distrito Federal (DF), em Goiás, e de ser denunciado pelo Ministério Público por crime contra a ordem tributária, caixa 2 e agressão ao meio ambiente, o deputado federal José Fuscaldi Cesilio, conhecido como Tatico (PTB-GO), decidiu mudar de ares. Transferiu o domicílio eleitoral para Minas Gerais e vai disputar vaga na Câmara dos Deputados pelo estado em outubro.

Tatico só se mantém como deputado hoje por força de liminar. Em 2008, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) cassou seu mandato ao julgar procedente ação do Ministério Público Eleitoral, em que o parlamentar é acusado de realizar despesas durante a campanha de 2006 sem o registro dos valores na prestação de contas. Em fevereiro de 29, o então ministro do TSE Eros Grau decidiu pela manutenção do parlamentar no cargo até o julgamento da ação.

Por ter foro privilegiado, os outros processos contra o deputado correm no Supremo Tribunal Federal (STF). Em um, por crime contra a ordem tributária, o processo corre sob segredo de Justiça. Na ação por danos ao meio ambiente, o deputado é suspeito de usurpação de águas, agressão à flora e poluição. Empresário de sucesso, o patrimônio de Tatico, de 70 anos, inclui fazendas e um curtume. Na política, exerceu um mandato como deputado distrital, um como deputado federal pelo DF e um como parlamentar de Goiás na Câmara dos Deputados.

Evangélico, o parlamentar conta já ter sido anunciado como candidato em dezembro em culto da Igreja Mundial, próximo ao viaduto da Floresta, em Belo Horizonte. O deputado diz que frequenta um templo da igreja, a terceira evangélica do país – atrás apenas da Assembleia de Deus e da Universal do Reino de Deus –, em Brasília. “Vou todos os dias. Seja às 7h, ao meio-dia ou às 8 da noite”, diz o parlamentar. Um fiel que estava no culto da igreja em Belo Horizonte na apresentação do parlamentar disse que o pastor tratou Tatico como “deputado federal pelo estado de Goiás, mas que, por amor a nós, mineiros, está se candidatando agora pelo nosso estado”.

Adversários O procurador regional eleitoral de Minas Gerais, José Jairo Gomes, no entanto, tem outra avaliação. “O que ele deve estar tentando é se apresentar a um eleitorado que desconhece a sua vida. Porque os adversários (em Goiás) usariam os fatos e provavelmente (o deputado) teria uma campanha natimorta”, diz.

Conforme o deputado Tatico, todas as ações que responde na Justiça são “conversa fiada”. “Saio bem de tudo”, declarou. O parlamentar disse ainda que o número de processos aos quais respondem não têm relação com a mudança para Minas. “Há seis anos quero ser candidato na minha terra, mas por problemas de família, não consegui”, argumenta. Tatico é de Teixeiras, na Zona da Mata, a 215 quilômetros de Belo Horizonte, para onde transferiu o domicílio eleitoral. O deputado deixou o município rumo a Goiás em 1974. “Saí sem nada, puxando uma cachorrinha. Sou um abençoado.”

Nenhum comentário: