De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” 17/12/1914 - Rui Barbosa

O BLOG

Este blog é destinado a pessoas que não se contentam e nem aceitam falar amén para tudo que aparece nas mídias, nos livros, revistas, sites e opiniões mundo a fora.
Queremos descomplicar, elucidar, emancipar e ensinar cidadania ao povo.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O lado pobre debochado do Judiciário

A (Des)graça da Justiça: a percepção do judiciário brasileiro pela ótica dos humoristas
Por George Marmelstein, juiz federal e professor, mestre em direito constitucional pela UFC, doutorando em filosofia do direito pela Universidade de Coimbra georgemlima@yahoo.com.br Httpp://direitosfundamentais.net O presente texto não foi escrito para gerar risadas, mas reflexões. Ele é fruto de uma aula que ministrei na ESMAFE – 5ª Região para magistrados federais e estaduais, dentro de um curso de ética judicial. A aula tinha como núcleo temático os Princípios de Bangalore de Conduta Judicial, que é uma declaração elaborada por juízes do mundo todo, contendo alguns princípios-guias que devem orientar a elaboração dos códigos de ética da magistratura. Os Princípios de Bangalore se alicerçam em seis valores básicos: a independência, a imparcialidade, a integridade, a idoneidade, a igualdade, a competência e diligência. Como são princípios muito gerais e de pouca densidade semântica, optei por trazer a discussão para a realidade mais concreta e interessante: o mundo do humor crítico. Fiz um apanhado geral de diversas charges e tirinhas que circulam na web, tendo como pano de fundo o judiciário brasileiro. A ideia era analisar como está sendo a percepção daqueles valores contidos nos Princípios de Bangalore pela sociedade brasileira, na ótica dos humoristas, que, sem dúvida, constituem um canal rico de informação e de termômetro para aferir o sentimento da população. Um dos motes principais dos Princípios de Bangalore é a idéia de que não basta fazer justiça: é essencial que a justiça seja vista e percebida como se estivesse sendo feita. Melhor dizendo: não basta ser imparcial, independente, íntegro, honesto, diligente etc.; tão importante quanto ser tudo isso, é parecer tudo isso. A confiança da sociedade no Judiciário somente será obtida se o povo perceber que a justiça está sendo feita. Daí porque é essencial analisar qual a percepção da sociedade acerca daqueles valores básicos previstos nos Princípios de Bangalore.
O primeiro valor fundamental é a independência. Os julgamentos devem ser realizados sem pressões externas ou interferências de quem quer que seja. Envolve um sentimento subjetivo do julgador (não ter medo de julgar) e um aspecto objetivo, de
independência institucional em relação aos demais poderes (o juiz não pode ser forçado a julgar em um determinado sentido). De um modo direto, ser independente é poder julgar com base unicamente no direito válido e não para agradar ou desagradar os detentores do poder. Analisando as charges que envolvem essa questão, observa-se uma grande desconfiança dos humoristas em relação à capacidade de o Judiciário julgar efetivamente com independência em relação aos poderes políticos e econômicos. Acredita-se que há uma forte interferência política, sobretudo em relação aos membros da cúpula do Judiciário. Vale conferir alguns exemplos:
Há, também, uma clara percepção de que o poder econômico influencia as decisões judiciais, especialmente na cúpula. A charge (link) do humorista Maurício Ricardo retrata isso: Caso Daniel Dantas para crianças. Outro valor básico previsto no Código de Bangalore é a imparcialidade, que exige uma eqüidistância do juiz em relação às partes. De modo específico, o julgamento imparcial exige um julgamento sem preconceitos, sem favoritismos e sem perseguições. No imaginário humorístico, há diversas insinuações de que a justiça brasileira favorece os ricos. Confira-se:
Também há uma ideia de que a justiça do pobre é diferente da justiça dos ricos. Em relação aos pobres, vale o poder paralelo, e a justiça oficial somente contribuiria para aumentar ainda mais a criminalidade:
7
O Maurício Ricardo mais uma vez captou esse fenômeno com bastante perspicácia: charge das algemas (sem preconceito). Outra crítica freqüente refere-se à impunidade. Atribui-se ao Judiciário a culpa pela falta de efetividade da lei penal. É comum haver charges que sugerem que a polícia prende e os juízes soltam, especialmente os poderosos. Observe-se:
Com relação aos valores de idoneidade e integridade, previstos nos Princípios de Bangalore, o humor ácido atinge o seu ápice. Ao analisar as charges, têm-se a impressão de que há uma generalizada opinião de que todo juiz é corrupto e que venda de decisões judiciais é algo trivial e comum:
Veja-se também essa charge do Maurício Ricardo: Charge Na Língua Deles. O último valor previsto nos Princípios de Bangalore é a competência e diligência, sempre ligados à eficiente administração da justiça. Não é de surpreender a existência de várias charges criticando a morosidade da justiça e a uma suposta preguiça dos juízes:
O humorista Maurício Ricardo também retratou essa crítica em suas charges animadas: Charge É Preciso Saber Viver. Outro tipo de crítica, bem atual, pois relacionada à discussão sobre os poderes do CNJ, refere-se à falta de transparência e corporativismo nos julgamentos envolvendo juízes. Confiram-se algumas:
Do mesmo modo, muitos freqüentes são as charges envolvendo supostos excessos de privilégios da carreira judicial.
E mais esta do Maurício Ricardo: Essa semana, no Supremo. Várias são as críticas envolvendo a aposentadoria compulsória de juízes corruptos, que, na ótica dos humoristas, seria branda demais:
Obviamente, esse conjunto de crítica tem arranhado a imagem do Judiciário numa proporção nunca antes vista. A justiça, que deveria ser vista como um espaço de exercício da cidadania, tem sido vista como um antro de iniqüidades. Ao invés de gerar orgulho e confiança, de gerado repúdio, vergonha e ojeriza. Os humoristas também estão retratando isso:
Eis um quadro geral da percepção dos humoristas acerca do Poder Judiciário brasileiro. A apresentação não teve o propósito nem de avalizar, nem de questionar o mérito em si das charges, mas sim de descrever a imagem da Justiça sob a ótica dos humoristas. Mesmo que se faça o devido desconto, já que as charges possuem um efeito caricaturesco de exagerar as mazelas e muitas vezes distorcem ou simplificam a questão de um modo equivocado, não se pode negar que a perspectiva não é das melhores. Aliás, pode-se dizer que o prestígio do Judiciário nunca esteve tão em baixa. E essa não é a percepção apenas de uma classe de pessoas com uma visão crítica privilegiada como os humoristas. A população também parece compartilhar a mesma frustração. As mais recentes pesquisas de percepção da confiança do povo nas instituições demonstram que o Judiciário está sempre nas piores posições, às vezes até mesmo abaixo do Congresso Nacional, que sempre foi vinculado à corrupção. Instituições como a polícia federal ou o ministério público federal geralmente gozam de maior prestígio e não costumam ser alvo das críticas, apesar de compartilhar problemas semelhantes (basta ver que os procuradores da república possuem mais direitos do que os magistrados federais, mas somente os privilégios da magistratura são criticados).
Há, sem dúvida, uma profunda crise moral da magistratura nacional. O quadro é caótico e desolador. Diante disso, é fundamental estimular uma reflexão séria, talvez até mesmo para rever toda a base estrutural desse poder, a fim de reduzir influência política nas indicações dos membros dos tribunais, de aumentar o grau de democratização interna e externa da gestão administrativa do poder judiciário, de permitir a punição exemplar dos magistrados corruptos, de reduzir o nível de influência do poder econômico nas decisões judiciais, de eliminar privilégios desnecessários, de aumentar a efetividade do processo e assim por diante. Somente assim, quem sabe, caminharemos para um modelo em que o povo perceberá que a justiça está sendo, de fato, realizada e que não é apenas uma estátua de pedra com a espada na mão, tal como retratada por Maurício Ricardo, na sua charge Gigante Adormecida.

Nenhum comentário: